4.2.07

O sertão vai virar mar...

Por CELSO COSTA:

... o mar vem a Goiânia. Leitores, nossos problemas acabaram! Sempre se disse que a única carência de nossa cidade é a ausência de mar banhando o Cerrado que o resto tá bão, nada mais a reclamar! Pois agora nossas preces serão atendidas. O degelo vem aí, inundando tudo, parecendo coisa ruim, mas há mares que vêm para o bem.

Como todos sabem, devido ao aquecimento global, o gelo dos polos vai virar água que avançará pelo sertão adentro e, logo, logo, goiano vai pegar surf após o expediente na repartição.


Pelos meus cálculos, Ipanema vai ficar ali pela altura do que é hoje a Vila Brasília. Atenção empresários! Dou de graça a dica: o negócio é comprar terrenos na região e encomendar barracas e cadeiras de praia aos montões. E a prefeitura já pode ir licitando quiosques.

Salva-vidas será uma profissão de futuro, e boto fé que alguma dessas nossas novas maravilhosas faculdade poderá lançar o curso superior de natação. Em cinco anos, o sujeito sairá com um canudo que lhe dará direito de entrar no mar e nadar de peito, de costas, de cachorrinho e de braçada, se der sorte e topar com a Cicarelli.

Eu vou logo dizendo minha opinião: só vejo vantagens nessa fase aquática que se aproxima. Pra nossa cultura então, vai ser uma revolução! Por exemplo: ao invés de cantarmos periquito que está roendo o coco da guariroba, nos versos de nossos compositores entrarão barquinhos, coqueiros, céu, sal, sul, nem que seja à custa de muito plágio. Acredito até que jangadas poderão sair pro mar, vou trabalhar,
meu-bem-querer...

Gozado mesmo serão as duplas sertanejas procurando chifre em cabeça de robalo.

Haverá também grandes pogressos gastrônomicos na nossa culinária regional: galinhada com pequi dará lugar à moqueca de siri com pequi. Por fim, a grande conquista: nenhum de nossos expoentes culturais se sentirá frustrado por não ter conseguido saltar o Paranaíba com sua injustamente desconhecida obra. Paranaíba não haverá mais e agora?

E já tem gente usufruindo desde agora desta mudança climática. Encontrei o Zé Mais Uma bebendo às nove da manhã:
- Que isso Zé, começou cedo hoje?
- Ah, amigo, esse aquecimento global tá me matando! É um calorão por dentro!

Por essas e outras é que estou otimista com a enchente que se aproxima. O úncio detalhe que me aborrece um pouco é que, com isso, o mundo vai se acabar. E de novo com água? Não
era pra ser pelo fogo dessa vez? É por isto que se aprofundam os conflitos entre gerações. Desde criança ouço os mais velhos (beeeeeem mais velhos!) dzerem que o mundo iria de novo pro saco, mas um fogaréu é que resolveria a parada. Que decepção! Bem, mas esperemos. Eu já sei o qeu fazer. Estou indo encontrar o Zé Mais Uma quem tem boas soluções enquento o aguaceiro não vem.

____________________________
Esta crônica foi extraída do jornal O POPULAR, domingo, 03 de fevereiro de 2007

3 Comments:

At 4/2/07 4:35 PM, Anonymous Anônimo said...

NaaaaH.!
Como sempre o MagaLzinhoo Nos trazendo informaçoes proveitosas..
Pireeei..
Tava dando uma olha por cima de tudo aqui.. Muito legaL.!
As cronicas.. noticias.!
Esse é meeeu amigo.! xD
uiASHIUashiuASHIuashAS

Te amooo em cristo.!

 
At 4/2/07 4:35 PM, Blogger Unknown said...

Ahhhhhhhhhhhh!!!!
Desaaaaaaaastreeeeee....\o/

Mais um...:P

 
At 20/2/07 2:16 AM, Anonymous Anônimo said...

sabe o q eh um texto ótimo? eh esse aí..
ótima crônica.. eh crônica? nem sei hahaha
soh sei q gostei..

"chifre em cabeça de robalo" foi o melhor..

e eh mt triste ver onde nós vamos parar, nao eh verdd? =/
tomara q dê tempo d eu conhecer todos os meus amigos virtuais hahaha
pelo menos vc, eu jah conheci, Carlim! ^^

enfim.. eh esperar pra ver!
abraços, rapaz

*atualizei o meu*

 

Postar um comentário

<< Home