28.2.07

Tempos mais que violentos

Se você tivesse que escrever uma redação sobre "Tempos Violentos", sobre o quê escreveria? De que assuntos falaria? São vários os assuntos que poderiam ser tratados nesse tema, no Brasil é o que não falta. Ligue a TV no horário do Jornal Nacional que você verá notícias como: "As cidades com maior número de homícidios estão no interior." Agora pense, ficamos sabendo somente de uma parte dos crimes que acontecem nas grandes cidades, imagine que isso é só a minoria.

Tempos violentos? Tempos mais que violentos. Tenebrosos. Pavorosos e todos esses adjetivos horrendos que cabem para esse período que estamos vivendo. Uma época em que um garoto de 6 anos é morto brutalmente, arrastado por um carro em alta velocidade, com a cabeça batendo no chão por mais de 7km. Morte que fez a sociedade se chocar e se emocionar. Motivou até mesmo mudanças na contituição, o problema é que não adiantou em nada e o projeto de revisão foi adiado mais uma vez.

São esses tempos violentos que assutam o povo brasileiro, mas que chega no carnaval, perece que é esquecido. Mas a violência continua, mas é abafada pela maravilhosa mídia do Brasil. Eles escondem que o só em Salvador, em 5 dias de festas, cerca de 1800 pessoas foram atentidas por agressão física, número que só perde para o Rio de Janeiro. Mesmo assim o povo quer pular carnaval. E o governo da Bahia, como o governador tentou fazer, abafar o caso.

Mas deixa o carnaval de lado e pense porque tudo isso acontece. Por que bandidos fazem isso? Não teriam oportunidade? Não, todos nós temos chances de uma vida digna, só que muitos não aceitam essa vida digna e saiem por aí queimando ônibus com pessoas dentro após roubar algumas carteiras e relógios. Mas porque fazem isso? Simples, vivemos em uma sociedade capitalista onde essas pessoas não conseguem sobreviver e partem para a bandidagem e agora, fazem os tempos violentos.

E as pessoas que são prejudicadas por esses tempos somos nós e não temos proteção alguma do governo para nos defender. A polícia de hoje parece ser mais incapaz do que nunca. Sempre entra em ação atrasada ou não consegue prender os bandidos antes do crime. O governos fecha os olhos para isso tudo e ficamos ao léu, sem proteção e presos em nossas casas cheias de grades e muros altos.

Somando tudo isso, temos os tempos violentos, que está longe de acabar. Será que acaba algum dia? Só tende a durar mais e soluções ficam cada vez mais distantes e quando surgem, são as mesmas ladainhas que nunca são postas em prática, como "o
governos tem que fazer mais" ou "mais policias nas ruas" ou ainda "pena de morte". São nessas horas violentas que desejamos tantos que os super-heróis existissem para nos proteger. Aí, no final da sua redação, você poderia agradecer a todos eles, que combatem o crime todos os dias e poder dizer que tempos violentos já não existem mais. Pena que são apenas criações, e já o crime, não.

Que não seja apenas mais "um" na história dos "Tempos Violentos"