20.7.09

Mais do mesmo - Acústico

Não, não vou falar de nada relacionado ao Legião Urbana ou Renato Russo, e sim da Nívea Soares. A cantora gospel de maior respeito no Brasil lançou no último dia 17 de julho seu mais novo album, intitulado 'Acústico Nívea Soares', a gravação ocorreu no início desse ano e contou com algumas participações especiais, enfim, vamos falar do que interessa.

O cd começa com uma boa abertura e logo entra Nívea fazendo suas filuras (que eu adoro) e começa a canção 'Vem', muito bem arranjada e orquestrada, seguida pela chatinha 'Aumenta o fogo' (mais do mesmo #1). A terceira canção é 'Eu nasci pra Te adorar', que tem participação especial de David Quinlan, antes ele não tivesse cantado, pois parece que ele está numa aula de ginástica e fica falando coisas do tipo: vamo lá, de novo, isso ai, uhul, oow, vai. Enfim, a música foi estragada pra ele e a impressão que dá é: (mais do mesmo #2). A faixa de número 4 é 'Sobre as águas' uma das inéditas do cd, e é muito bonita por sinal, foi guardada pela Nívea há muitos anos e só agora resolveu gravar. Tem uma melodia que lembra as músicas da Fernanda Brum, que entra na quinta canção 'Centro da Tua Vontade', que conseguiram dar outro arranjo a ela, pois no original ela já tinha ares de acústico, tocada somente no violão; e assim começa a melhor parte do cd, seguida de 'Vinde a mim' com Ana Paula Valadão, formando um trio que conduz lindamente a música. Logo após, vem 'Me esvaziar' e o hino 'Mais perto quero estar'. O arranjo da primeira mudou completamente e o interlúdio entre as duas deu impressão de estarmos ouvindo Hillsong, o que não atrapalhou em nada, aliás, so contribuiu. O hino foi um show a parte.

Com a participação de Adhemar Campos, 'Correrei para Tua cruz' ficou muito sonolenta, o cantor não entrou no espírito da música e simplesmente canta de forma muito apagada. A canção só é ajudada quando Nívea coloca seu vozeirão pra fora. Seguindo, temos 'Tempo de adorar' (mais do mesmo #3) e a versão 'Tua glória a brilhar', que por sinal é muito bonita. A belíssima 'Reina sobre mim' é uma das melhores do cd, que termina com 'Rio' (mais do mesmo #4) e nessa música ela usa as mesmas ministrações e palavras espontaneas do outro cd, chega a ser enjoativo.

As duas últimas músicas são as músicas-título do primeiro e terceiro cd's, respectivamente da cantora.
E acho que é isso que deixou esse cd com cara de repeteco, está muito cedo pra Nívea fazer um cd com suas melhores músicas, muito cedo mesmo, ela só tem três cd's gravados e não há motivos pra ela fazer esse projeto. A exemplo de várias bandas nacionais que esperaram cerca de 5 a 6 albuns para se fazer um acústico, ou até mesmo 20 anos, ela também poderia ter esperado mais um pouco.

Enfim, é um bom cd, mas pra quem é fã da cantora, a impressão que deixa é que você já ouviu aquilo antes, e muitas e muitas vezes.

PS.: vai ter DVD e Blu-Ray, chique demais.